terça-feira, 3 de novembro de 2009

Admirável Hobie "Velho"

Sou APAIXONADO por velhacarias! isso mesmo amo coisas antigas, coisa novas também mas meu hobie preferido é rondar pelas coisas que já aconteceram, que já apaixonaram e que ainda está em algum lugar: guardado. coisas que algumas vezes nem cheguei a viver, presenciar ou sequer ouvir falar, mas de alguma forma eu chego até esse fato, objeto, ou expressão artística.
Tudo naturalmente tem uma história, costumo regularmente ouvir canções antigas e imaginar o que as pessoas que conheço da época do lançamento sentiram quando escutaram tais canções que no geral são pérolas. Nos móveis antigos gosto de explorar seus defeitos e sei que cada atual deficiência tem uma história, e o mesmo acontece com jornais, revistas, livros e assim por diante.
Não daria pra colocar o título deste post "Admirável Hobie Novo" de novo não tem nada! por que esse passatempo já faz tempo! Acho que começou quando eu tinha cerca de 8 anos de idade, naquela época eu ia ao colégio pela manhã, morava numa casa da cor amarela, e lembro especificamente de um dia, na cozinha da casa, minha mãe ouvindo uma estação de rádio em que tocava musicas da época de sua juventude, e ela lembrava de detalhes e me contava tudo, daí em diante passei a usar isso nas sempre divertidas reuniões "dominicais" da família em que junta quase todos da família pra almoçar, geralmente o que se tornou a comida tipíca da família: Cozido (O cozido à portuguesa é um prato tradicional português. uma iguaria composta por uma miríade de vegetais, carnes e enchidos cozidos.) Minha avó se esbanjava de histórias ao ouvir Nelson Gonçalves, Meu pai em geral filmes como Grease, musicas como às de Chico Buarque de Holanda, Meu avô é o que menos conta histórias, quem mais gosto de ouvir contar histórinhas é uma Tia Materna, ela dispara em lembrar mínimos detalhes de uma época que minha memória era bem limitada: minha primeira infância, basta executar musicas de Marisa Monte pra ela começar, ela diz que no passado eu gostava muito de ouvir determinadas canções. Pois bem ainda hoje gosto de tentar descobrir qual foi a primeira impressão que tive ao conhecer determinada coisa, não deixo de aproveitar e descobrir tudo o que está envolvido no presente, para que no futuro eu tenha explorado bem o que se chamará: Passado.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. "não deixo de aproveitar e descobrir tudo o que está envolvido no presente, para que no futuro eu tenha explorado bem o que se chamará: Passado. "

    Lindo este trecho.Seus textos são ótimos!

    ResponderExcluir
  3. Heeey...Vivo meu hoje sem me preocupar com o futuro...=)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom que vc valorize as coisas "antigas" e as referências culturais de seus pais e avós. Acredite: vc não vai perder nada com isso, muito pelo contrário. Só ampliará o SEU leque cultural.

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem gosto das coisas que contem historia ! Seu lugar e' na Europa, aqui tudo cheira a conhecimento, amor, vidas vividas....

    ResponderExcluir
  6. Me deu até um pouco de nostalgia em algumas partes.. ^^

    ResponderExcluir